Desta vez não deu para ir....Como podemos lidar com a frustração e as limitações?
- Camila Kilter

- 14 de out.
- 2 min de leitura

Semana passada Gabriel ficou em casa a semana toda, não teve aula, a classe dele foi para uma excursão, e ele não foi.
Esta foi a primeira vez que tivemos que pensar se daria ou não para ele ir no passeio. Sempre foi possível, sempre deu certo, mas desta vez não era uma simples excursão, era uma peregrinação de 3 dias com caminhadas de 20km por dia.
O primeiro impulso do Gabriel foi falar que queria ir, a escola começou a se movimentar para ver como poderia fazer acontecer. Vamos lembrar que a deficiência do Gabriel é motora, ele usa andador, cansa 1.000 vezes mais que uma criança sem deficiência. Ele faria de carro? Faria de cadeira de rodas? quem empurraria?
Foi ai que começamos a conversar com ele, analisar a situação e ver se faria sentido tudo isso. É claro que ele queria ir, passar uma semana com os amigos, mas ele iria aproveitar o processo?
Depois de algumas conversas decidimos que ele não iria. Ficaria em casa esta semana. Claro que ele ficou chateado, mas entendeu, terão outros passeios com a escola este ano, e ele participará.
Na sexta-feira antes do passeio, os amigos ficaram sabendo que ele não iria, todos ficaram tristes, disseram que levariam ele no colo, empurrariam a cadeira de rodas. Toda esta expressão de carinho e amizade deixou o Gabriel muito feliz. Ele estava triste de não ir, mas feliz de ser tão querido pelos amigos.
A semana foi tranquila, Gabriel foi na fisioterapia, jogou videogame, estudou, descansou. Na volta a escola ele estava feliz e cheio de energia.
Não foi fácil para ele, nem para nós deixarmos ele em casa. Claro que nos perguntamos se estávamos fazendo a coisa certa. Tão difícil esta decisão, né!
Depois de decidido, não podemos voltar a trás, e seguimos forte na decisão e demos todo o apoio necessário para o Gabriel ficar bem.
E para terminar, prometemos a ele que faríamos 1 km da peregrinação com ele de andador ou multa nas próximas férias! Nos três juntos superando mais um desafio.
Prometo postar a peregrinação do Gabriel quando fizermos.
Força galera, tudo passa!!!







Comentários