Gabriel tem que ir…..
- CK
- 11 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Ola, pessoal!
a pedidos de uma mãe querida que me escreveu, vamos falar de como desfraldei o Gabriel.
Tenho que confessar que foi um processo tranqüilo, apesar de tudo. O Gabriel estava com quase 3 anos quando começamos..
Comecei comprando um redutor de tábua, mas ele ficava bem instável e precisava que nós ficássemos junto para ajudar, o que não o deixava confortável, então resolvi comprar um penico. Comprei o mais baratinho que tinha na loja e foi ok, melhor que o redutor de tábua.
Todo dia pela manhã, quando ele acordava, colocava ele sentado no penico, depois colocava a fralda de novo e ele passava o dia com elas. No começo ele não fazia nada, depois de um tempo passou a fazer xixi e depois foi para o cocô. Apesar de passar o dia de fralda, ele começou a esperar para fazer as necessidades pela manhã no penico.
Todos me falavam que quando tirasse a fralda tinha que ser de uma só vez, e foi o que eu fiz. Esperei chegar o verão e ter um feriado prolongado, comprei várias cuecas e tirei a fralda.
Claro que conversei com ele antes, falando que ele já estava mocinho e que iriamos tirar a fralda. No primeiro dia perguntava de 5 em 5 min se ele queria ir ao banheiro, rolaram várias calças molhas más depois de um tempo ele passou a pedir e no fim do feriado a situação já estava melhor.
Como comentei, tirei a fralda de uma vez, dia e noite, para salvar o colchão colocava fraldas geriátricas embaixo do lençol. Sabe aquelas fraldas quadradas, que parecem as que usamos para cachorro, então, eu colocava embaixo do lençol, assim quando vazava xixi durante a noite, era só tirar tudo e colocar um kit novo... sem colchão molhado e cheiro de xixi no quarto depois.
Tive sorte pois consegui que o Gabriel fizesse cocô no penico de manhã antes de tirar a fralda o que ajudou muito. É importante ter uma rotina com a criança, isso ajuda o processo de mudança.
Outra coisa que fiz, foi não tirar fralda e chupeta ao mesmo tempo, esta fase é de muitas mudanças e temos que passar uma por vez. Não adianta estressar, tudo vai passar.
Voltando ao penico, como falei o primeiro que comprei era bem basiquinho o que depois de pouco tempo deixou de ser confortável. Conseguimos, de uma amiga, um penico mais alto, anatomico, que foi muito melhor. Neste caso, minhas dicas para comprar penico ou redutor de privada são:
a criança tem que ficar estável – penico com curvas anatômicas ajudam muito.
a altura também é importante pois ajuda no equilíbrio.
se for utilizar redutor de tabua, é importante utilizar um banco na frente do vaso para que a criança possa apoiar os pés.
Beijos a todos!
Camila
Comments