Crianças com paralisia cerebral têm deficiência intelectual?
- Camila Kilter

- 4 de ago.
- 2 min de leitura
Um dia uma criança olhou para o Gabriel no parquinho e perguntou para a mãe o que ele tinha, por que ele usava "isso" (o andador). A mãe sem graça olhou para mim e falou: "- Pergunta para a mãe dela?". Quando a criança veio me perguntar, eu olhei para a mãe e disse: "- Pergunta para ele o que ele tem e porque ele usa "isso" (o andador). A criança perguntou, Gabriel respondeu e os dois foram brincar juntos.
Acredito eu que por falta de conhecimento as pessoas colocam todas as deficiências juntas e não sabem muito bem a diferença de cada uma delas.
Respondendo a pergunta, a paralisia cerebral (PC) é um distúrbio motor, ou seja, afeta principalmente o movimento, a coordenação e o tônus muscular. Isso não significa automaticamente que a criança tenha deficiência intelectual.
Como tudo nessa vida, a presença de deficiência intelectual varia de caso para caso. Algumas crianças com PC têm a parte cognitiva preservada, este é o caso do Gabriel, entendem tudo, aprendem, se comunicam, têm raciocínio e percepção como qualquer outra criança. Outras, sim, podem apresentar algum grau de deficiência intelectual, dependendo da extensão e da área da lesão cerebral.
❗ Dificuldade de fala ou movimento não quer dizer falta de entendimento.
Muitas vezes a criança entende tudo, mas não consegue expressar com palavras ou gestos e isso pode ser confundido com falta de cognição, o que não é verdade.
Cada criança com paralisia cerebral é única, por que a extensão da lesão cerebral varia de criança para criança. Por isso, é essencial que o diagnóstico e acompanhamento sejam feitos por uma equipe multiprofissional, com avaliações específicas para entender as reais capacidades da criança.
Nunca subestime o que uma pessoa pode compreender só porque ela não consegue falar ou se mover como as outras.







Comentários